Você usa ITIL ou Cobit?

18/05/2015

Gerência de TI

Muita gente fala indiscriminadamente em governança de TI e gerenciamento de serviços de TI, ou em Cobit e ITIL, respectivamente, como se um e outro fossem equivalentes. Até parece que se pode escolher entre um e outro, ou que, se um estiver em prática, o outro também estará.

Já vi gente falando em governança de TI e depois citando que tem processos baseados na ITIL como se isso fosse governança. Não, não é.

É muito importante que se estabeleça o papel de cada uma destas ferramentas: o framework de governança de TI é chamado Cobit, e a biblioteca de melhores práticas de gestão de serviços de TI é chamada ITIL. Não vamos nem entrar na discussão de qual é a diferença entre framework e biblioteca de melhores práticas para não complicar o assunto. Só isso já seria uma grande diferença.

Talvez seja surpresa para muitos, mas é possível adotar melhores práticas da ITIL sem ter um processo de governança de TI, assim como ter um processo de governança de TI, mas não se adotar as melhores práticas da ITIL. Surpreso com isso? Não fique.

A primeira coisa que deve ser destacada é que o Cobit foca em governar toda a TI. Ou quase toda. Não só governar os serviços de TI. Só isso já dá uma noção de que não poderiam ser a mesma coisa. Seria o mesmo que dizermos que governar um país é a mesma coisa que governar uma cidade! A escala é esta: do macro (Cobit) para o micro (ITIL).

Governar a TI inteira é muito mais do que gerenciar serviços. Quem governa a TI tem que se preocupar também com planejamento estratégico, com gerenciamento de projetos, com metodologias de desenvolvimento de sistemas, com gestão de recursos humanos e tantas outras coisas além da gestão dos serviços que serão entregues.

O que o Cobit faz é dizer que um dos tantos “objetivos da governança de TI” é implantar um processo de gestão de incidentes e service desk. E, para a aprender a fazer isso, ou para descobrir as melhores práticas desse objetivo, podemos utilizar as recomendações da biblioteca ITIL. Mas e como gerenciaremos os projetos? Apliquem-se os princípios do PMBOK. E como desenvolveremos e manteremos aplicativos? Aplique-se a RUP, e assim por diante.

Quem está envolvido com o todo (Cobit) terá facilidades em reconhecer o papel das partes (ITIL, PMBOK, RUP etc.). Porém, quem somente conhece ou atua numa das partes, seja ele um gerente de service desk, um gerente de projetos ou um gerente de sistemas, não terá, necessariamente, condições (ou até necessidade) de se envolver com o todo.

A visão top-down é dada pelo Cobit. A visão bottom-up é dada pela ITIL. Se você é um gerente de TI, talvez um curso de Cobit seja essencial (para sua visão estratégica) e um de ITIL seja recomendado (para conhecer como as coisas podem ser feitas no operacional quando forem relativas à oferta de serviços de TI). Já se você é um gerente de service desk, um curso de ITIL seria essencial (para sua visão operacional) e um curso de Cobit seria recomendado (para conhecer seu papel no todo e entender que nada em si é um fim. Tudo é um meio).

Diz o ditado que “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. Eu diria mais (parafraseando Caetano Veloso): “uma coisa pode levar a outra coisa, ou não!”.

Paulo Sérgio Cougo

É diretor técnico da Tree Tools Informática. Pós-graduado em Análise de Sistemas na Administração de Empresas – PUC/PR/1989 – Formação Superior na área de Informática - UFPR/1983 – Acompanhamento de mais de 300 projetos de implantação de Centrais de Atendimento. Possui experiência há 32 anos em Sistema de Informação (30 anos na área de suporte de usuários). Consultor em definição de processos de operação de centrais de atendimento desde 2004. Professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação. Instrutor de cursos de modelagem e administração de dados desde 1990. Autor do livro “Modelagem Conceitual e Projeto de BD”. Certificado em ITIL Service Manager (V2) e ITIL Expert (V3). Consultant/Manager em ITSM baseado em ISO-20.000 e Cobit Trainer. Autor do livro “ITIL Guia de Implantação”, Editora Elsevier, 2013. Revisor técnico do livro “ITIL Guia de Referência”, Editora Elsevier, 2012

Fonte: http://imasters.com.br/gerencia-de-ti/voce-usa-itil-ou-cobit/?trace=1519021197&source

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